Blog TKS

Universidade no exterior: por onde começar?

Por Fred Zerey 5 de Novembro de 2018 Intercâmbio

Tem vontade de fazer seu curso de universidade no exterior? Começar sua vida profissional em outro país, adquirir experiências e habilidades únicas e garantir as melhores oportunidades para seu futuro? Para muita gente isso parece um sonho impossível, mas saiba que não é tão difícil assim.


Se você quer fazer universidade no exterior mas não sabe nem por onde começar, veja as dicas a seguir:

Universidade no exterior: por onde começar?

O primeiro passo para conseguir sua vaga em uma universidade no exterior é procurar uma agência de intercâmbio que possa lhe oferecer toda a assistência necessária, como a TKS Intercâmbio.


A assistência é fundamental, já que o processo varia de país para país e até de acordo com as universidades escolhidas. Ter alguém que sabe o que está fazendo é importante, para que você não perca nenhum prazo e não cometa erros em etapas importantes. Além disso, a agência vai lhe ajudar com os documentos e o que mais for necessário.

Como posso me preparar antes de me aplicar a uma universidade no exterior?

Antes de se aplicar para qualquer universidade no exterior, é imprescindível saber quais são os pré-requisitos e as exigências. Isso variar de acordo com o país e com a universidade escolhida, por isso é necessário ter atenção ao se candidatar.


Diferentemente do que acontece no Brasil, onde você faz uma única prova e pode se candidatar a várias universidades, no exterior os vestibulares são bem diferentes. É preciso se candidatar para cada uma das instituições de seu interesse, e muitas delas não exigem provas. Geralmente as avaliações são feitas por meio das notas dos últimos anos de estudos, atividades extracurriculares e outras habilidades que façam com que você se destaque entre os outros candidatos.


O que você pode fazer para estar bem se preparado ao se candidatar:


  • adquirir fluência no idioma oficial da universidade escolhida — uma boa opção é fazer um curso de idioma no exterior!
  • se dedicar e obter boas notas no ensino médio e/ou últimos anos de estudo;
  • realizar atividades extracurriculares — como estágios, intercâmbios, trabalhos voluntários, cursos, esportes e outros;
  • manter bons relacionamentos com professores e profissionais que possam escrever cartas de recomendação;

Como funciona o processo seletivo das universidades no exterior?

Você deve reunir todos os documentos solicitados pela universidade, como históricos escolares, cartas de recomendação, currículos, entre outros. Também é necessário realizar um teste de proficiência do idioma exigido pela universidade e alcançar uma pontuação mínima para conseguir se aplicar.


Quando estiver com todos os documentos em mãos, é hora de se aplicar com o auxílio da agência de intercâmbio. É necessário seguir todos os passos e realizar todos os procedimentos exigidos pela universidade.


Depois de passar por todo o processo e ser aceito por uma universidade no exterior, é hora de começar a se preparar para sua nova vida. Você precisa reunir outros documentos, solicitar o visto que lhe permita estudar no país de destino, encontrar sua acomodação no exterior, entre outras coisas.


Fazer uma universidade no exterior não é um sonho impossível, mas sim um objetivo com diferentes processos e etapas que exigem um pouco de conhecimento e bastante cuidado. Por isso, conte com a TKS Intercâmbio para lhe auxiliar nesse momento. Nossos especialistas podem não só facilitar o processo como lhe ajudar a ter mais chances de aprovação!