Blog TKS

Como é o trabalho de uma secretária executiva?

Por Fred Zerey 30 de Julho de 2018 Intercâmbio


O secretariado executivo é uma profissão de extrema importância, que vem exigindo cada vez mais habilidades específicas de seus profissionais. Falar inglês fluente já é um requisito praticamente obrigatório para qualquer secretária executiva, e quem não fala o segundo idioma encontra dificuldades quando tenta entrar para o mercado.


Hoje o inglês não é mais "desejável", nem um diferencial — ele é tão importante quanto um bom português. O espanhol é desejável, e uma terceira ou quarta língua é sim um diferencial, mas o inglês é item básico para quem deseja obter boas oportunidades nessa profissão. Mas porque o idioma é tão importante para estes profissionais? Entenda:

Oportunidades em multinacionais

Se você busca uma oportunidade em uma grande empresa, especialmente uma multinacional, o inglês talvez seja mais importante que o próprio português. Isso porque você pode ter colegas de trabalho que não sejam brasileiros ou, ainda, ter que entrar em contato com profissionais de outras filiais da empresa. Além disso, existem empresas que, mesmo estando no Brasil, utilizam o inglês como idioma oficial dentro do ambiente de trabalho.

Comunicação facilitada pelo idioma universal

O inglês é o idioma universal, e profissionais do mundo inteiro o escolhem para estudar como segunda língua — além dos 55 países nos quais ele é o idioma oficial. Por isso, é possível se comunicar com pessoas de diversas nacionalidades falando apenas inglês.


Imagine se você precisasse saber falar chinês para fazer negócios com empresas da China, ou alemão para negociar com a Alemanha? Ao invés disso, o inglês facilita a comunicação mundial e todos se entendem utilizando o idioma.

Oportunidades internacionais

Se você trabalha em uma multinacional, já está um passo mais perto de conseguir uma oportunidade de trabalho internacional, seja ela temporária ou definitiva. Mas mesmo que ainda não trabalhe em uma empresa desse porte, o inglês pode te abrir muitas portas no mercado internacional. Então, se você sonha em viver e trabalhar fora, o inglês será fundamental não só para o ambiente de trabalho.

Aumento no salário

Existe uma "pequena" diferença entre uma Secretária Executiva e uma Secretária Executiva Bilíngue: o salário. Além da grande maioria das oportunidades ser voltada para as profissionais que falam inglês, as poucas vagas para quem fala apenas português oferecem salários até 40% menores do que para as bilíngues.


É importante lembrar que uma secretária executiva precisa de um inglês fluente, claro e formal. O mundo corporativo exige que a fala seja séria e o vocabulário é bem específico. Por isso, o ideal é investir em um curso de inglês voltado para negócios e, se possível, passar um tempo vivendo em um país no qual este seja o idioma oficial. Somente assim você terá um contato profundo com a língua, além de alcançar a fluência em muito menos tempo!


Se quiser conhecer as oportunidades que a TKS Intercâmbio pode te oferecer, entre em contato conosco e comece a investir na sua carreira agora mesmo.