O que considerar ao escolher o destino para fazer intercâmbio?

O que considerar ao escolher o destino para fazer intercâmbio?

Escolher o destino ideal é um dos fatores mais importantes para quem quer fazer intercâmbio. O país e a cidade escolhidos vão influenciar diretamente a sua experiência, afinal, é o local onde você vai morar por um tempo, terá que se adaptar à cultura, conhecerá muitas pessoas que vivem ali e, por isso, a escolha deve ser feita com muita atenção.

Alguns fatores devem ser considerados antes de tomar uma decisão e, para lhe ajudar, selecionamos as dicas mais importantes:

O que considerar ao escolher o destino para fazer intercâmbio?

Idioma

O primeiro fator que deve ser considerado ao escolher o destino ideal para seu intercâmbio é o idioma oficial do país. Se você está indo estudar, é importante escolher um local que fale a língua que você quer aprender. Se seu objetivo é fazer um intercâmbio profissional ou acadêmico, a escolha deve ser entre países com um idioma que você já domina, já que este pode ser um requisito para conseguir uma oportunidade em qualquer empresa ou universidade.

Também é recomendado que você pesquise um pouco sobre o sotaque dos países antes de fazer a escolha. Um exemplo clássico é o inglês, que é bem diferente nos Estados Unidos, no Reino Unido e nos outros países que têm a língua como idioma oficial. O sotaque pode facilitar ou dificultar muito seu aprendizado.

Preço

Um intercâmbio é um investimento que fará toda a diferença em sua vida profissional e pessoal e, por isso, o preço não deveria ser um fator decisivo. Porém, muitas vezes o orçamento é limitado e é possível fazer escolhas inteligentes para reduzir os custos do intercâmbio, aumentando as condições de realizar este sonho.

O preço das passagens aéreas, a valorização da moeda do país em relação ao Real e o custo de vida na cidade que pretende viver podem ser considerados na hora de tomar sua decisão. Muitas vezes, regiões diferentes em um mesmo país já podem apresentar valores bem diferentes.

Qualidade de vida

Outro fator muito importante a se considerar é a qualidade de vida no país ou na cidade escolhida. Segurança, transporte público, sistema de saúde, oportunidades de trabalho, opções de lazer e diversos outros quesitos devem ser avaliados. Mesmo que seu intercâmbio seja de curta duração, estes são fatores que podem influenciar em sua experiência.

E se você pretende usar o intercâmbio como uma porta de entrada para começar uma nova vida no exterior, é ainda mais importante escolher um país que vai lhe oferecer melhores oportunidades e maiores chances de viver bem e confortavelmente.

Lazer

A prioridade de um intercâmbio é desenvolver sua vida profissional, seja aprendendo um novo idioma, ganhando experiência profissional ou se capacitando para o mercado de trabalho por meio de cursos. Porém, sua vida pessoal e social também devem ser levadas em consideração, afinal, é preciso aproveitar o tempo livre da melhor maneira possível.

Por isso, é muito importante descobrir quais são as opções de lazer da cidade e do país que você pretende escolher como destino do seu intercâmbio. É assim que você vai se divertir, fazer novos amigos e conhecer lugares incríveis.

Escolha um destino que tenha a ver com sua personalidade e estilo de vida. Se gosta de curtir seu tempo livre na praia, escolha uma cidade litorânea. Se prefere curtir baladas, vá para um local que ofereça uma boa vida noturna. Prefere atrações culturais? Ecoturismo? Independentemente da preferência, escolha uma cidade que tenha tudo a ver com você.

Conheça os destinos oferecidos pela TKS Intercâmbio e entre em contato conosco. Podemos te ajudar a escolher o local que tem mais a ver com você!

Contatos:

  • Endereço: Rua Dr. Cândido Espinheira, 560 Cj. 81 – Perdizes, SP.
  • Tel: 55 (11) 3515-0230
  • Tel: 55 (11) 9 8968-9890
  • Skype: tksintercambio
  • E-mail: contato@tksintercambio.com.br

Vamos lá!

Entre em contato através dos dados abaixo ou envie uma mensagem que logo retornaremos. Dê o próximo passo!