Hospedagem em casa de família

Hospedagem em casa de família

Planejar um intercâmbio é uma tarefa difícil, já que são inúmeras as variáveis que devem ser analisadas antes da viagem.

Tudo deve ser minimamente calculado, pois uma escolha errada pode estragar toda a sua experiência — desde as primeiras decisões, como país e cidade para onde vai e outros detalhes, como a acomodação em que você ficará.

Por isso, para ajudar a decidir, trataremos da hospedagem em casa de família durante o seu intercâmbio.

Para a decisão — o que levar em conta

A melhor maneira de tomar essa decisão é pesquisar muito. Além de utilizar a internet e conversar com a sua agência de intercâmbio, procure a opinião de quem já vivenciou essa situação e também de quem já viveu em outro país e optou por outro tipo de acomodação.

É claro que essas opiniões devem servir mais como relatos, já que o tipo de hospedagem ideal varia conforme o perfil de cada pessoa. Assim, com todas essas informações, você conseguirá colocar os prós e contras em uma balança e decidir qual é a melhor escolha.

Cabe estar atento a alguns fatores básicos que influenciarão diretamente em sua rotina. Vale verificar, por exemplo, qual a distância da casa em que ficará até a escola de idiomas e quais as regras de convivência do local.

Para a hospedagem em casa de família — vantagens e desvantagens

Como toda opção, a hospedagem em casa de família possui vantagens e desvantagens. A vantagem mais conhecida é que, vivendo na casa de uma família local, você estará literalmente imerso na cultura do país.

Escolhendo viver com eles, você vivenciará os costumes dos nativos, bem como suas preferências culturais, culinárias e rotinas.

Além disso, geralmente a hospedagem em casa de família é uma opção mais barata que os alojamentos estudantis. Na maior parte dos casos ainda oferece mais conforto, já que os quartos são privativos, ao contrário do que acontece nos alojamentos estudantis.

Entretanto, é importante ressaltar também que, ao escolher a hospedagem em casa de família, você pode encontrar algumas desvantagens. Um exemplo é que, geralmente, elas se localizam em bairros residenciais mais afastados do centro e da escola.

Outra desvantagem é que as regras são mais rígidas e não existe opção que não seja respeitá-las. Afinal, você estará ocupando a casa de alguém.

Para a escolha da melhor opção

Antes de finalizar este texto é importante salientar que não existe uma opção melhor ou pior, já que cada caso é único. Cada escolha tem características muito particulares, como dissemos. Portanto, na hora de decidir, é bom traçar o seu perfil e ver em qual acomodação você melhor se enquadra.

Caso seja mais independente, o recomendado é que opte pelos alojamentos estudantis, já que as regras são mais flexíveis e você terá contato com diversos estudantes de todos os lugares do mundo.

Mas lembre-se: ao fazer essa escolha, evite andar só com brasileiros, já que nesse caso a tendência é falar muito português fora da escola, o que compromete o aprendizado do idioma local.

Entretanto, caso você precise de mais apoio durante o período do intercâmbio, a hospedagem em casa de família é o mais indicado. Dessa forma você terá uma referência de família e o suporte de pessoas que sempre viveram na cidade e por isso conhecem bem o local, podendo auxiliar sempre que necessário.

Se possível, não escolha uma opção somente porque ela é mais barata. Analise a relação custo/benefício que ela trará.

Esperamos que este post o ajude a tomar a melhor decisão para que o seu intercâmbio seja uma experiência inesquecível.

Se você gostou, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail diversos outros conteúdos interessantes sobre intercâmbio e viagens!

Vamos lá!

Entre em contato através dos dados abaixo ou envie uma mensagem que logo retornaremos. Dê o próximo passo!