Blog TKS

Homestay X Residência

Por Fred Zerey 12 de Setembro de 2018 Intercâmbio

Uma das decisões mais importantes de um intercâmbio é o tipo de acomodação no qual você passará seu tempo no exterior. Isso porque existem algumas opções com características completamente diferentes e cada uma é mais adequada para um perfil de intercambista. Além disso, o local onde você vai morar — mesmo que por pouco tempo — fará toda a diferença em sua experiência de intercâmbio.


As duas opções de acomodação mais populares são o Homestay, também conhecido como "casa de família" e a residência estudantil. Quer entender melhor sobre cada uma delas? Conheça suas vantagens e escolha a que mais tenha a ver com seu perfil:

Vantagens e desvantagens de ficar em Homestay

Viver na casa de uma família local é uma experiência única e muito enriquecedora culturalmente. Você vai conhecer um pouco mais do dia a dia das pessoas que vivem naquele país, descobrir o que elas gostam de fazer, se alimentar junto com a família e ainda ter a oportunidade de treinar o idioma com muito mais frequência.


Esta pode ser uma opção mais cômoda e econômica, já que em alguns casos as refeições estão inclusas. Ou seja, o intercambista não precisa se preocupar em comprar seus alimentos básicos do dia a dia, nem em cozinhar. Apesar disso, a cozinha e os outros ambientes da casa ficam disponíveis caso você queira usar.


Em relação às desvantagens, há quem considere que esse tipo de acomodação tira um pouco da liberdade do intercambista. Você terá que seguir as regras impostas pela família, que no geral são bem básicas — algumas podem definir um horário máximo para chegar em casa ou para as refeições e outras podem não permitir que se leve visitas em casa, por exemplo.


Esse tipo de acomodação é muito escolhido pelos mais jovens que ainda não podem ficar nas residências ou pelo fato de os pais sentirem mais segurança deixando seus filhos com uma família responsável. Também é muito escolhida por quem quer realmente mergulhar de cabeça na cultura do país escolhido para o intercâmbio e aprender muito com moradores locais.

Vantagens e desvantagens de ficar em Residência Estudantil


A residência estudantil oferece uma experiência completamente diferente. Lá você dificilmente vai ter um contato profundo com nativos do país, mas conhecerá pessoas do mundo inteiro e terá a oportunidade de fazer amizades de diversas nacionalidades. Por um lado isso é ótimo, pois você estará em um ambiente multicultural e em contato com diversos sotaques. Por outro lado, existem chances de conhecer muitos brasileiros e acabar falando português sempre que estiver fora de sala de aula.


Nesse tipo de acomodação você terá muita liberdade, mas também terá mais responsabilidades. Na maioria dos casos é necessário comprar e preparar sua própria