Fazer um intercâmbio x aulas em escolas de inglês no Brasil

Fazer um intercâmbio x aulas em escolas de inglês no Brasil

Fazer intercâmbio é o sonho de muita gente, porém, muitas vezes o orçamento não permite que ele se realize. Morar e estudar fora é um investimento incrível para a vida pessoal e profissional, e poder aprender um novo idioma faz toda a diferença para um currículo. Mas como estudar inglês no exterior é muito caro, muitas pessoas acabam se contentando com as aulas de idioma no Brasil.

Mas será que o intercâmbio é assim tão caro? Será que se colocar na balança, o investimento não vale o custo benefício? O que muita gente não sabe é que, na maioria das vezes, o intercâmbio fica mais barato do que fazer um curso completo no Brasil — e os aprendizados são infinitamente maiores. Entenda melhor:

Intercâmbio X curso de inglês no Brasil

Aprender inglês no Brasil é um processo muito lento e demorado, que muitas vezes não oferece um resultado tão bom quanto esperado. Primeiro porque o contato diário com o idioma é muito pequeno, o que faz com que você demore muito a se acostumar e pegar prática com a nova língua. Além disso, coisas simples do dia-a-dia — como gírias e vocabulário específico — são difíceis de se ensinar em cursos como esses, que focam mais em gramática, por exemplo.

Carga horária

Enquanto se estuda duas ou três horas por semana em um curso no Brasil, ao optar por um curso de inglês no exterior você passará no mínimo 4 horas por dia estudando — ou seja, 10 horas semanais. Essa é a primeira diferença entre as duas opções: em dois ou três dias de curso no exterior, você estuda a carga horária equivalente ao mês inteiro no Brasil.

Oportunidades de praticar o idioma

Além disso, em um intercâmbio você terá colegas de classe de diversas nacionalidades. Ou seja, por mais que você queira tirar uma dúvida em português, será praticamente impossível. Pode parecer assustador, mas isso é excelente para treinar ainda mais. Quanto menos chances você tiver de falar português, mais você terá que praticar o seu inglês — o que consequentemente fará com que você aprenda muito mais e se desenvolva melhor.

Contato com a língua

Ao sair da sala de aula você estará com seus amigos estrangeiros e também terá que conversar em inglês. Quando for a restaurantes, lojas ou em qualquer ponto turístico da cidade que estiver morando, terá que usar o idioma para se comunicar. O contato que você tem com o inglês é de praticamente 24 horas por dia! Isso faz com que o seu cérebro se acostume com esse idioma e com que o seu aprendizado seja muito mais fácil.

É por isso que muita gente diz que 1 mês de curso de inglês no exterior equivale a anos de curso no Brasil — afinal, o que você aprende lá nesse tempo dificilmente você aprenderia em um período muito maior por aqui. Então, vale muito a pena pegar o dinheiro que você investiria em um curso que dura no mínimo 5 anos e o usá-lo para pagar um intercâmbio de algumas semanas ou meses.

Isso sem falar em todos os outros ganhos que você terá durante o intercâmbio. Conhecer novas culturas, novas pessoas, se desenvolver, perder a timidez, se tornar mais independente, conhecer lugares incríveis, sair da sua zona de conforto e ter o currículo muito mais valorizado são coisas que dinheiro nenhum paga.

Para descobrir outras vantagens de se fazer intercâmbio e para conhecer as opções de cursos e destinos oferecidos pela TKS Intercâmbio, entre em contato conosco e marque uma conversa.

Vamos lá!

Entre em contato através dos dados abaixo ou envie uma mensagem que logo retornaremos. Dê o próximo passo!