Blog TKS

5 motivos para fazer intercâmbio

Por Fred Zerey 25 de Julho de 2018 Intercâmbio

Se você conhece alguém que já fez intercâmbio, é provável que esta pessoa já tenha te dito que morar fora é uma experiência que vale muito a pena. Mas fazer intercâmbio é um investimento e, para isso, todo mundo quer saber quais são as reais vantagens de trabalhar ou estudar no exterior antes de tomar a decisão final.


De uma coisa você pode ter certeza: o investimento que se faz em um programa de intercâmbio voltará para você em satisfação pessoal e sucesso profissional — e o retorno financeiro é uma consequência. Quer entender melhor? Então descubra 5 motivos para fazer um intercâmbio:

5 motivos para fazer intercâmbio

1. Aprender um novo idioma

A possibilidade de aprender um novo idioma é um dos principais motivos que despertam o interesse das pessoas por um intercâmbio. Para isso, os cursos de idioma no exterior são opções muito enriquecedoras. O inglês é o mais buscado, mas também é possível estudar espanhol, francês, chinês e diversas outras línguas.


Se você já estuda algum idioma e quer aprimorá-lo ou adquirir fluência, o intercâmbio também é uma excelente experiência. Neste caso, além do curso de idioma é possível optar por outros programas de intercâmbio, que incluam experiências profissionais ou até mesmo cursos voltados para objetivos específicos — como inglês para negócios, por exemplo.

2. Ter a possibilidade de formação internacional

Sempre sonhou em fazer uma graduação ou especialização no exterior? O primeiro passo é adquirir fluência no idioma oficial do país escolhido ou, ao menos, em inglês — já que algumas faculdades no exterior oferecem aulas em inglês mesmo esta não sendo a primeira língua do país.


Para isso, você pode realizar um intercâmbio com foco no estudo de idiomas. Para aumentar ainda mais suas possibilidades de ser aprovado em uma universidade internacional, se já tiver um nível avançado no idioma é possível escolher um curso voltado para a prova de proficiência que geralmente é exigida.

3. Diferenciar o currículo

Atualmente, os profissionais que não possuem experiência de intercâmbio acabam perdendo muitas oportunidades e muitas vezes nem chegam a ser chamados para entrevistas. Isso acontece porque o intercâmbio é um enorme diferencial no currículo e chama muito a atenção do RH de qualquer empresa.


Mesmo que você não tenha uma grande experiência profissional ou uma super formação acadêmica, seu currículo fará sucesso nos processos seletivos graças à experiência profissional.

4. Se destacar no mercado de trabalho

Ao diferenciar seu currículo com essa experiência, as portas do mercado de trabalho estarão sempre abertas para você e as chances de conseguir boas oportunidades são muito maiores. Você pode até mesmo aproveitar as férias para realizar um intercâmbio de curta duração e conseguir uma promoção ao voltar ao trabalho.

5. Se desenvolver pessoalmente

As vantagens de um intercâmbio vão além do segmento profissional. Independentemente do programa escolhido — seja estudo, trabalho, etc —, os ganhos pessoais são enormes e vão fazer toda a diferença em todos os aspectos da sua vida.


Morar fora é uma oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, imergir em uma cultura diferente, viver novas experiências, sair da sua zona de conforto, se tornar mais independente e adquirir diversas habilidades. Tudo isso fará com que você se torne uma pessoa melhor para si mesmo, com os amigos, na sua profissão… O desenvolvimento pessoal reflete em todas as áreas de sua vida!


Se interessou? Então entre em contato com a TKS Intercâmbios e conheça as possibilidades que podemos lhe oferecer!