Blog TKS

5 coisas sobre como fazer intercâmbio que ninguém nunca te contou

Por Fred Zerey 14 de Março de 2017 Intercâmbio


Muita gente tem o sonho de ter uma experiência internacional, mas não sabe muito bem como fazer intercâmbio. São muitas as dúvidas que surgem: qual país escolher? O que vou fazer lá? Como vou me virar sem saber outra língua?

Se esse é o seu caso, não se preocupe! No post de hoje, reunimos 5 dicas essenciais para quem quer começar a planejar esse período, que certamente será um dos melhores da vida. Com determinação, disposição para conhecer uma nova cultura e conhecimento sobre o assunto, só vai faltar fazer as malas e partir! Confira!

1. Não é preciso falar inglês perfeitamente

Aliás, aprimorar um idioma — que pode ser o inglês ou qualquer outro pelo qual você tenha interesse — é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam essa experiência.

Atualmente, falar inglês é um pré-requisito para conseguir boas posições no mercado de trabalho altamente competitivo. Mesmo quem já possui emprego deve investir no aprendizado: de acordo com uma pesquisa feita pela Catho, essa habilidade pode garantir um salário até 61% maior!

É claro que saber um pouco de inglês dá mais segurança, mas esse não pode ser um empecilho para dar o primeiro passo para realizar uma experiência que vai desenvolver justamente essa habilidade!

2. É importante pesquisar bastante para escolher o melhor programa

Ao pesquisar sobre as possibilidades, você perceberá que existem diversas opções de intercâmbio. Existem programas voltados para o estudo de idiomas, no qual você estudará em uma escola especializada em ensinar estrangeiros, assim como existem cursos de especialização em áreas como finanças, culinária, moda e artes.

Para quem ainda está no ensino médio e quer ter uma primeira experiência internacional, existem ainda os Programas de High School e, para aqueles que já passaram dessa fase, também é possível cursar uma graduação fora ou fazer um programa estilo “estude e trabalhe”.

Não deixe de considerar todas as opções antes de decidir qual é a mais adequada para o seu momento!

3. Contar com a ajuda de profissionais pode mudar sua experiência

Caso tenha dificuldade em escolher entre todas as opções possíveis, é recomendável buscar a ajuda de profissionais da área, que podem ajudar a escolher o intercâmbio mais compatível com os seus objetivos.

Além disso, uma organização com experiência no assunto costuma ter parceiros de qualidade, que são escolhidos com base em critérios rigorosos, como conteúdo acadêmico, metodologia de ensino para estudantes internacionais e certificação e reconhecimento pelos governos locais.

Apender como fazer intercâmbio sozinho pode ser complicado, já que existem muitas informações na internet e nem todas são confiáveis. Um serviço especializado, nesses casos, pode até garantir preços melhores, otimizando a relação entre custo e benefício.

4. Uma boa preparação é essencial

Esse tópico envolve tanto a preparação psicológica para todas as mudanças que ocorrem durante o período de intercâmbio quanto a organização dos documentos para viagem.

Além de ser necessário pesquisar bastante sobre a cultura e os costumes locais do país em que você vai morar, é preciso providenciar:

  • * passaporte;
  • * visto quando necessário
  • * seguro viagem
  • * matrícula da escola e documento da hospedagem

Sendo assim, mais uma vez vale ressaltar a importância de se contar com a ajuda de quem já tem experiência com esse tipo de burocracia.

5. Vai mudar a sua vida para sempre

Apesar de todo o trabalho necessário para organizar um intercâmbio com segurança, essa é uma experiência que vai mudar a sua vida. Afinal, depois de conhecer uma nova cultura e conviver com pessoas muito diferentes, é difícil permanecer o mesmo, não é verdade?

Uma vivência no exterior ajuda no desenvolvimento de habilidades pessoais, como resiliência e autoconhecimento, além de ser um excelente item para o currículo e para o desenvolvimento profissional em qualquer área.

E agora que você já sabe como fazer intercâmbio, está esperando o que para dar o primeiro passo? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossos posts para ficar cada vez mais por dentro do assunto! Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!